Skip to content

Sanfran sem homofobia

15 Fevereiro, 2012

Nós, do Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade – GEDS, e das demais entidades listadas ao final, pela presente manifestamos nosso repúdio aos fatos ocorridos no dia 08 de fevereiro de 2012, na ocasião da festa de matrícula da Faculdade. Consideramos intolerável que, em um evento promovido pelo nosso Centro Acadêmico – o qual, recentemente, vem promovendo ações e campanhas contra a homofobia -, ainda ocorram atos de discriminação e preconceito.

Na ocasião, um casal homossexual, composto por um primeiro-anista e um segundo-anista estavam se beijando no Porão da Faculdade, fato este frequente nas festas ali realizadas. Num dado momento, um terceiro aluno, o qual identificamos pela camiseta das “Artes Marciais”, passou a filmar e a fotografar a cena, bem como a apontar para alguns amigos o casal em questão, como se o beijo entre dois homens fosse algo execrável.

Acreditamos que execrável foi a postura homofóbica do aluno em questão, pois submeteu injustamente dois colegas de faculdade ao escárnio intolerante, contrário à diversidade. Não podemos admitir que, dentro do espaço universitário que se pretende formador dos maiores juristas do país, esse tipo de atitude discriminatória aconteça, sem que nada façamos para combatê-la.

Esperamos que, em vista da luta contra a homofobia que o Centro Acadêmico pretende dar continuidade, em eventos futuros uma postura seja tomada pelo XI no combate a tais condutas. Sugerimos que antes de quaisquer eventos sejam os seguranças e membros do CA reiteradamente informados da presença da comunidade LGBTT franciscana para que os mesmos saibam lidar com esse público.

Ao ensejo, repudiamos também o diálogo, ocorrido posteriormente entre dois calouros, os quais, diante da quantidade de homossexuais que livremente vivem seu direito de o serem, afirmaram de forma preconceituosa: “mano, olha o tanto de viado que tem nessa faculdade, olha onde a gente entrou (sic)”.

Em vista dos fatos, acreditamos ser importante deixar claro que a homofobia não será tolerada na Faculdade de Direito. LGBTs lutaram e lutam com coragem, ininterruptamente, para não serem relegados à cidadania de segunda categoria. Tal luta em nome da igualdade, mesmo diante de todas as adversidades, tem gerado frutos valiosos, como bem demonstrou a decisão do STF, STJ e outros tribunais brasileiros, em 2011, acerca da união homoafetiva. Logo, é inadmissível qualquer conduta que implique em desigualdade de direitos, como infelizmente foi relatado nesta Carta. Gostaríamos, então, de pedir a solidariedade da comunidade franciscana para repudiar tais atos de homofobia, e também a tomar parte em manifestações públicas pela diversidade sexual que venham a ocorrer na Faculdade em 2012.

Arcadas, 14 de fevereiro de 2012.

Também assinam esta carta as seguintes entidades:

Centro Acadêmico XI de Agosto

Departamento Jurídico XI de Agosto

Fórum da Esquerda

Resgate Arcadas

Coletivo Avante

ConSCerto

Representação Discente FDUSP – Gestão Grupo Universidade Crítica 2012

SAJU — Serviço de Assessoria Jurídica Universitária

Academia de Letras da Faculdade de Direito de São Paulo

Coletivo Dandara

Arcadas Vestibulares

Núcleo de Direito à Cidade

Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama

Grupo de Teatro do Largo de São Francisco

Anúncios
4 comentários leave one →
  1. bruno permalink
    15 Fevereiro, 2012 4:05 AM

    hear, hear!

  2. 15 Fevereiro, 2012 2:25 PM

    PARABÉNS pelo texto.

  3. Bia Toscano permalink
    8 Março, 2012 3:06 PM

    Sabe o que me dá mais medo? Uma pessoa que pensa como esses calouros ou o tal das marciais estar na São Francisco. Pra mim, essa é uma das maiores evidências de que o sistema de avaliação está completamente equivocado, não tem o menor cabimento uma pessoa com uma mente tão tacanha cursar direito.

  4. Marcelo permalink
    4 Abril, 2012 11:20 PM

    Liberdade de pensamento e de expressão é não ser execrado por algo dito de forma natural. Se há preconceito disseminado, não é dessa forma que se irá combatê-lo.Não enquadraria os atos dos estudantes mencionados como discriminatórios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: